Uma tragédia abalou a cidade de Eugenópolis, em Minas Gerais, nesta terça-feira (10). Uma família inteira – composta por pais e dois filhos jovens, com idades entre 15 e 20 anos – foi vítima de um soterramento devastador após o rompimento de um açude arrastar parte de sua residência.
O Drama na Zona Rural
O incidente ocorreu na manhã de terça-feira, em uma propriedade rural na Comunidade de Pratinha, que tem sido castigada por chuvas intensas desde a última semana. A descoberta chocante foi feita por um funcionário que chegava para a ordenha do gado e se deparou com a cena de destruição.
O Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência, esclareceu a dinâmica do desastre. Segundo o sargento Saulo Fonseca, “não foi apenas a água do açude, mas sim a água que provocou o deslizamento de terra, e foi esse deslizamento que soterrou e fez desabar a casa”. Os corpos das vítimas ainda passarão por identificação oficial.
Mobilização e Alerta
Para auxiliar nos trabalhos de resgate e investigação, a perícia técnica da Polícia Civil e a Polícia Militar foram prontamente acionadas. A região tem vivenciado um período de instabilidade climática, com alertas constantes para temporais.
Em um incidente relacionado e igualmente triste, na mesma madrugada de terça-feira, um homem em Muriaé, município vizinho a apenas 24 km de Eugenópolis, também perdeu a vida. Ele foi soterrado após um deslizamento de terra atingir sua casa, e o resgate de seu corpo durou cerca de seis horas, evidenciando a gravidade da situação climática na Zona da Mata mineira.
Fonte da imagem: G1 Zona da Mata