Reitoria Presente se reúne com comunidade do Campus Jundiaí – IFSP – Portal Institucional

Reitoria Presente se reúne com comunidade do Campus Jundiaí

Estudantes e servidores puderam dialogar e esclarecer dúvidas com os gestores do IFSP

     

Reunião no Campus JundiaíNa terça-feira, 1º de agosto, a reunião da Reitoria Presente do IFSP aconteceu no Campus Jundiaí. Durante o encontro, o reitor Silmário Santos pôde explicar para alunos e servidores o funcionamento da reitoria e o papel desempenhado por reitor, pró-reitores e diretores, esclarecendo também as funções de cada pró-reitoria e diretoria sistêmica.

Na parte com os alunos, diversas questões foram levantadas. Os alunos questionaram sobre o transporte para os discentes após a inauguração da nova unidade. Silmário respondeu que está ocorrendo o diálogo com o poder público local para disponibilizar novas linhas de transporte tanto em Jundiaí quanto nas cidades vizinhas. A diretora-geral do campus, Karina Maretti Strangueto, também informou que está em diálogo com as prefeituras das cidades circunvizinhas para disponibilizar novas linhas para o local.

Outro tema abordado foi a construção do restaurante na nova unidade do Campus Jundiaí, que está em construção. Silmário esclareceu que o primeiro passo será consolidar o campus e trabalhar para construir o restaurante estudantil na nova unidade o mais brevemente possível. Em relação ao horário das aulas, a diretora assegurou que, dadas as questões atuais, o horário se manterá o mesmo.

Os alunos também demonstraram interesse em saber sobre o auxílio transporte, devido à distância entre as localidades. A diretora informou que estão realizando uma análise de renda para que os alunos possam fazer a solicitação do auxílio estudantil e requisitar o auxílio transporte, quando necessário.

Quanto à infraestrutura da nova unidade, a diretora afirmou que a estrutura será a mesma, com exceção do ar-condicionado. No entanto, o reitor já se comprometeu a instalar o ar-condicionado logo no início das atividades no novo local.

A questão de transformar o campus em um campus pleno, sendo ele atualmente um campus avançado, também foi abordada pelos alunos. O reitor explicou que as condições para um campus avançado devem estar se encerrando nos próximos meses, e o Campus Jundiaí se tornará em breve um campus pleno, com a perspectiva de melhoria nos recursos financeiros e no número de servidores.

Durante a reunião com os servidores, Silmário destacou a importância da presença da reitoria nos campi para garantir maior transparência nas ações junto à comunidade. Uma bibliotecária apresentou uma reivindicação sobre o quantitativo do corpo administrativo do campus, solicitando um maior número de servidores. O reitor informou que está lutando por novos códigos de vagas e que o governo deve anunciar um novo plano de aceleração do crescimento em breve, o que poderá auxiliar na situação do Campus Jundiaí e de outros campi.

O reitor também explicou sobre a atual conjuntura política e econômica do país e seus impactos no IFSP, ressaltando o reordenamento financeiro anunciado pelo governo federal. Isso pode afetar os investimentos nos campi, incluindo ginásios, salas de aula, bibliotecas e refeitórios. Ele enfatizou a importância desse reordenamento para melhorar a situação da instituição.

Os servidores também perguntaram sobre a mudança do mobiliário do atual campus para a nova unidade, e o reitor afirmou que é obrigação da reitoria auxiliar nesse processo. Ele reiterou o compromisso de garantir a compra dos aparelhos de ar-condicionado para os servidores, como prometido na reunião com os alunos.

A reunião foi marcada por um diálogo aberto e produtivo, com esclarecimentos importantes para a comunidade acadêmica do IFSP em Jundiaí. Além do reitor, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Ozaki; o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Oliveira Leite; o diretor de Logística e Aquisições, Davis Toledo; o diretor de Graduação, Tarcísio Leão; a diretora de Equidade e Ações Comunitárias, Mariana Bertolotti; o diretor de Comunicação Social, Fabio Cabral; e o diretor de Assuntos Estudantis, Reginaldo Vitor Marçulli.

Admin