IV Encontro do PNAE da Rede Federal fortalece a alimentação escolar em busca de melhorias – IFSP – Portal Institucional

IV Encontro do PNAE da Rede Federal fortalece a alimentação escolar em busca de melhorias

Evento reuniu entidades e especialistas para discutir aprimoramentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar

     

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do IF Sul de Minas realizou, entre os dias 28 e 30 de junho, o IV Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE sediado pelo Campus Poços de Caldas, o evento reuniu representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O PNAE tem como diretrizes básicas a promoção da alimentação adequada e saudável e a segurança alimentar de todos os alunos da educação básica. O encontro proporcionou o compartilhamento de experiências entre os entes federais bem como a criação de proposições para melhorias no panorama da alimentação escolar de toda a rede.

Foram três dias muito ricos com mesas redondas sobre o contexto atual do programa, seus direitos e deveres, ações exitosas, uso da assistência estudantil e oficinas com os temas de compras do PNAE, cantinas saudáveis, articulação com a agricultura familiar e alimentação consciente, além da presença de agricultores familiares expondo seus produtos. 

Durante a programação do evento, as nutricionistas Bianca Blanco (Campus Pirituba) e Christiane Paiva (Campus Guarulhos) ministraram uma oficina sobre o contexto da Responsabilidade Técnica (RT) dentro do programa.  

Entidades importantes para o programa marcaram presença, como o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF), representada por sua presidenta, Maria Leopoldina Veras, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) representado pela coordenadora geral do PNAE, Solange Castro, a Controladoria Geral da União (CGU), representada pela auditora, Tatiana Gontijo Machado, e o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), representada pela vice-presidente, Kátia Guimarães. Todos se comprometeram a unir esforços para viabilizar melhorias no programa e sua execução na rede federal. 

O encerramento do encontro foi marcado pela elaboração de uma carta de compromisso, com diversas demandas para fortalecer e potencializar a execução do PNAE na rede federal EPCT. A carta pode ser lida .

A comitiva do IFSP foi integrada pelo diretor da Daest, Vitor Marçulli, e pelos nutricionistas Felipe Reis, Tatiane Aparecida, Fabiana Melo, Larissa Tonacio, Karla Pires e Letícia Pupin dos campi Avaré, Birigui, Itaquaquecetuba, São Paulo, São Carlos e Suzano, respectivamente.

 

Admin