IFSP sedia "Rodas de Diálogos CPAs 2023" – IFSP – Portal Institucional

IFSP sedia "Rodas de Diálogos CPAs 2023"

Evento discute sobre o processo de autoavaliação institucional interna e avaliações externas em instituições de ensino superior

     

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sediará, entre os meses de agosto e dezembro, a segunda edição do “Rodas de Diálogos CPAs”. O evento é uma iniciativa articulada nacionalmente por Instituições de Educação Superior (IPES) para promover um espaço de diálogo, troca de experiências, saberes e conhecimentos sobre o processo de autoavaliação institucional interna e avaliações externas promovidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, a organização está sendo feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP.

As palestras serão mensais, ministradas por especialistas da avaliação da educação superior, com duas horas de duração cada, e serão transmitidas pelo . As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Suap (os links estão na programação abaixo).

Podem participar do evento integrantes de CPAs, procuradores educacionais institucionais, avaliadores do MEC, gestores de instituições de ensino, coordenadores de cursos de nível superior, docentes que atuam em colegiados de curso e em núcleos docentes estruturantes, pesquisadores da educação e de áreas afins que desenvolvem trabalhos relacionados à avaliação do sistema nacional de avaliação da educação superior, entre outros.

A expectativa dos organizadores é contribuir para a construção e o aperfeiçoamento de mecanismos efetivos de avaliação institucional nas IPES, e para a consolidação do papel das CPAs como indutoras de políticas que contribuem para a excelência acadêmica, o desenvolvimento institucional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação dos cursos e das instituições de ensino superior no país.

Confira a programação:1 – Análise crítica do SINAES, dos eixos, das dimensões e dos indicadores 23/08/2023 – das 16h às 18h Palestrante: 

2 – Conceitos, critérios e instrumentos de avaliação20/09/2023 – das 16h às 18hPalestrante:

3 – A relevância do processo de autoavaliação institucional no trabalho desenvolvido pelos NDEs18/10/2023 – das 16h às 18h Palestrante:   

4 – Práticas avaliativas e comunicação: planejamento, organização e divulgação de resultados dos processos avaliativos para a comunidade acadêmica21/11/2023 – das 16h às 18hPalestrante:   5 – CPA: uma visão de mapeamento e modelagem de seus processosPalestrante: 13/12/2023 – das 16h às 18h 

Admin