Câmpus Capivari recebe Reitoria Presente nesta quarta-feira  – IFSP – Portal Institucional

Câmpus Capivari recebe Reitoria Presente nesta quarta-feira 

Reitor esclareceu dúvidas dos alunos sobre ações da reitoria e novo câmpus

     

 

Nesta quarta-feira (7), a equipe da Reitoria esteve reunida com a comunidade do câmpus Capivari, o encontrou que contou com a participação do Reitor, Silmário Batista dos Santos, do Pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Masalu Ozaki, do Pró-reitor de Administração, Edmur Frigeri Tonon, do Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, e do Diretor de Comunicação, Fábio Cabral.

Em reunião com os alunos do Câmpus Capivari, o reitor esclareceu diversas questões levantadas pelos discentes. Os estudantes demonstraram interesse em compreender a atuação e responsabilidades da reitoria e do câmpus, e o reitor explicou detalhadamente sobre as incumbências de cada um.

Uma das principais perguntas foi sobre o novo câmpus em construção e suas obras. Os alunos questionaram se a nova unidade teria os mesmos equipamentos e laboratórios do antigo câmpus. O professor Silmário respondeu afirmativamente e mencionou seu empenho em buscar recursos para adquirir novos aparelhos, e também a viabilização de um ginásio e a ampliação do refeitório. Ele explicou que houve a necessidade de mudança de prédio por recomendação da prefeitura, mas garantiu que estão sendo planejados vários projetos para construção de equipamentos. 

A dificuldade enfrentada é de natureza orçamentária, mas o reitor expressou sua determinação em buscar apoio “estamos empenhados na busca de apoio parlamentar e com este novo governo iremos conquistar ainda mais recursos para o IFSP”, pontua.

Os estudantes questionaram se há projetos de acessibilidade para o novo câmpus, visto que o prédio atual carece desses recursos. O reitor assegurou que todos os recursos estão sendo alocados no novo prédio para promover a acessibilidade, e que o projeto final prevê a inclusão de espaços de convivência.

Durante o encontro, foi discutida a questão orçamentária do câmpus e ressaltada a importância de considerar o impacto financeiro de cada curso, explicando a Matriz CONIF, uma ferramenta que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) usa para distribuir dinheiro para as escolas da rede federal. 

Os alunos aproveitaram a oportunidade para questionar a demora no envio de toners de impressora, e a diretor-geral (DGR), Leticia Pedroso Ramos esclareceu que o problema havia sido resolvido com a recente substituição da empresa contratada, explicando que o fornecimento depende dos contratos e licitações.

Além disso, os estudantes questionaram a melhoria no sistema de transporte, tanto para o novo quanto para o antigo câmpus, uma vez que possuem apenas uma linha para toda a cidade. Foi reforçada a necessidade da articulação da comunidade local pressione o poder público para ampliar o transporte público.

A participação dos estudantes na etapa nacional do JIF (Jogos dos Institutos Federais) também foi pauta do encontro, os discentes perguntaram se haveria apoio para sua participação. O reitor garantiu que todos os finalistas receberiam suporte para participar dos jogos.

Em uma segunda parte da reunião, voltada aos servidores, o reitor explicou que, embora desejasse estar mais presente nos câmpus, seu tempo é limitado devido às diversas reuniões no âmbito do IFSP e em nível nacional. Ele destacou a importância dessas reuniões para representar a instituição.

Os servidores trouxeram questões relacionadas aos problemas do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), como a recuperação paralela. A equipe explicou que, devido à falta de recursos para a terceirização, a instituição depende dos servidores da área de Tecnologia da Informação (TI), que atualmente não são suficientes para atender todas as demandas. No entanto, o Pró-reitor Bruno Luz afirmou que os problemas no Suap estão sendo tratados com celeridade.

Outro ponto abordado pelos servidores foi a convocação da banca de heteroidentificação, que ocorreu em cima da hora, causando transtornos. Essa preocupação foi registrada e a equipe da reitoria se comprometeu a melhorar o planejamento e comunicação em futuras convocações.

Ainda sobre tecnologia, os servidores levantaram a questão do site do IFSP e algumas funcionalidades para dispositivos móveis. O reitor informou que estão buscando soluções para um novo layout e um novo site, estabelecendo contato com empresas para desenvolver uma nova página e serviços móveis, visando a criação de uma página central que também leve em consideração as particularidades de cada câmpus.

Os servidores também questionaram sobre o armazenamento de informações no Google e sua capacidade. O Pró-reitor Desenvolvimento Institucional explicou que, anteriormente, houve um aumento excessivo no uso do espaço de armazenamento pelos alunos, chegando a ultrapassar 22 terabytes. Para lidar com essa situação, a Pró-reitoria de Desenvolvimento (PRD) precisou limitar temporariamente o espaço disponível. No entanto, ele ressaltou que estão estudando novas possibilidades de aumento de armazenamento para servidores e discentes.

Por fim, os servidores manifestaram interesse em conhecer a estratégia da reitoria em relação ao reordenamento do IFSP e à nova sede do câmpus. O professor Silmário mencionou que o plano depende do novo governo, mas que estão trabalhando para alcançar os melhores resultados possíveis.

Admin