INPI reconhece a Indicação Geográfica Birigui para calçados infantis – IFSP – Portal Institucional

INPI reconhece a Indicação Geográfica Birigui para calçados infantis

IG apoiada pelo IFSP é a primeira a ser reconhecida em 2023 

     

Foi publicado nesta terça-feira (21), na , o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Birigui para calçados infantis, na espécie Indicação de Procedência (IP). Esta tornou- se a 101ª IG brasileira registrada no INPI e a primeira de 2023. 

Este trabalho começou da interação existente entre o IFSP Campus Birigui e o SINBI – Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui, que por meio de um edital indutor da Agência de Inovação do IFSP (Inova) tiveram um catalisador para o desenvolvimento deste pedido de reconhecimento. 

O reconhecimento desta Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é a culminância de um trabalho que começou com um estudo histórico da cidade, no qual foi constatada a tradição das fábricas de calçado infantis, suas inovações, geração de emprego, desenvolvimento da economia local e do próprio território, sendo assim, um potencial produto para obtenção do selo de IG. 

A indicação de procedência (IP) valoriza e reconhece a procedência dos produtos e as características que os tornaram únicos. Trabalhar a origem e vínculo com o território tem potencial para aumentar o seu valor agregado, preservar suas particularidades, estimular os investimentos na localidade, fortalecer o vínculo de confiança com o consumidor, alcançar maior competitividade no mercado nacional e internacional, promover o turismo da região e a interação entre os agentes da cadeia produtiva. 

O presidente do SINBI, Renato Ramires, afirma que este é um momento histórico para o setor calçadista e também para a cidade e região. “Um trabalho executado com excelência proposto pelo Instituto Federal, coordenado pela doutora Andréia de Alcântara Cerizza, junto ao SINBI, com intuito de elevar a competitividade do nosso polo, trazendo a Indicação de Procedência para o maior e melhor polo do calçado infantil da América Latina. Temos um longo trabalho pela frente a ser executado com entidades parceiras nos próximos anos, parabéns a todos os envolvidos”, pontuou. 

A professora Andréia de Alcântara Cerizza, coordenadora do projeto no IFSP, contou que foi uma alegria coordenar, com o apoio da Inova, um projeto como esse, que contempla a valorização do território, dos produtores e dos produtos. “Pesquiso o APL Calçadista Infantil desde o Mestrado. No Doutorado desenvolvi minha tese sobre políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação – CTI, observando sua efetivamente, contemplando novamente Birigui. A IG valoriza a cultura, o saber-fazer, todo o esforço da localidade em desenvolver algo único. Parabéns, produtores. Parabéns, SINBI, entidade representativa dos produtores. Parabéns, Birigui “. 

De acordo com o Diretor Executivo da Inova, Eder Sacconi, Agência de Inovação do IFSP tem trabalhado nos últimos anos com mais de 12 projetos no Estado de São Paulo. “E nada mais fantástico do que a primeira concessão ocorrer no mês da mulher e ser um trabalho coordenado por uma mulher, com a participação de mulheres do SINBI e com estudantes bolsistas no projeto”, comemora.  

Em nome da Inova e do IFSP, Eder felicitou e agradeceu às demais entidades que apoiaram o projeto: Prefeitura Municipal de Birigui, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui, SENAI, ETEC Renato Cordeiro, SEBRAE e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – SDE. 

 Acesse  a publicação na Revista da Propriedade Industrial . Saiba um pouco mais sobre o tema assistindo o , podcast da Inova, que falou sobre a IG dos Calçados Infantis de Birigui.

  

  

Admin