Secretaria de Assistência Social e CMDCA realizam campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Sapucaí – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA–Rio)  estarão com equipes na Sapucaí, para alertar sobre a campanha anual contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente, Material de conscientização (filipetas, adesivos e ventarolas) será distribuído aos foliões até o fim do Carnaval. O ponto alto da campanha acontecerá quando uma faixa de 10 metros e estandarte com os dizeres: “Ei você aí! Exploração Sexual é crime. Denuncie, disque 100”, abrirão  o desfile da escola de samba mirim, na terça-feira (21/2).

– O  nosso objetivo com essa campanha de prevenção é identificar situações de vulnerabilidade social em toda a área do evento, articular encaminhamentos e promover abordagem social no entorno do Sambódromo. Ao identificar qualquer situação de abuso ou exploração sexual, denuncie, ligando para o Disque 100. Nossa rede também conta com os CREAS, CRAS, CMDCA e conselhos tutelares, são vários órgãos para denunciar essa situação. Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos.  – afirmou Adilson Pires, secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio.

Durante os dias de folia na Sapucaí, equipes da Secretaria de Assistência Social estão organizadas com ações dentro e fora do Sambódromo: na entrada do setor 2 (em frente ao botequim do samba), técnicos da SMAS e conselheiros do CMDCA farão a abordagem de pais e responsáveis para conscientização e orientação sobre a campanha. A equipe também distribuirá pulseiras de identificação na Sapucaí. Nelas serão registrados: o nome da criança, do responsável ou dos pais e telefone.

Na área de dispersão, três vans da SMAS estarão posicionadas nas esquinas da Rua Frei Caneca com  Dr. Agra e Aníbal Benévolo e, no Larguinho com a Av. Salvador de Sá, em frente à Travessa Lopes,  para orientar sobre os cuidados com as crianças no evento, como, por exemplo, não as deixar sozinhas, não permitir que subam em carros alegóricos, o cuidado com os cabos elétricos, na avenida, entre outros.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. A campanha da SMAS em parceria com a CMDCA nos ensaios técnicos e no Carnaval 2023 é uma prévia dessa campanha, já que nos dias de folia há um aumento significativo de casos.

Compartilhe

Notícias

17 de fevereiro de 2023

17 de fevereiro de 2023

17 de fevereiro de 2023

17 de fevereiro de 2023

17 de fevereiro de 2023

Admin