Prefeitura do Rio bate marca histórica de limpeza de canais – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O desassoreamento do Canal de Sernambetiba foi um dos serviços executados pela Rio-Águas – Prefeitura do Rio

A Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, retirou neste ano mais de 371 mil toneladas de material do fundo dos rios da cidade, o que representa mais de 30.900 caminhões basculantes cheios, considerando caminhões de capacidade para 12 toneladas. A marca histórica foi atingida em novembro deste ano. O montante é o maior desde 2013, quando a série passou a ser monitorada.

Em quilômetros de rios limpos e canais desobstruídos, a extensão pode ser traduzida em mais de 82 km de rios beneficiados, somente até novembro deste ano. De janeiro de 2021 a dezembro de 2022, a meta era limpar 122 km de canais do município, alvo ultrapassado em setembro deste ano, com um acumulado de mais de 123 km de rios e canais limpos, desassoreados e desobstruídos.

Até novembro, pelo menos 112 rios da cidade receberam serviços de limpeza e desassoreamento. São cursos d’água como os rios Maracanã e Joana, na Tijuca; Canal do Mangue, no Centro; Rio Comprido, no Rio Comprido; rios Grande e Covanca, em Jacarepaguá; Rio das Pedras, na Comunidade Rio das Pedras; Piraquara, em Realengo; e Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes, entre outros. Um dos canais que recebe limpeza, no momento, é o Canal do Cascalho, em Vargem Grande.

Os investimentos em manutenção e desassoreamento de canais quase triplicaram em relação ao ano passado. Em 2021, os investimentos foram da ordem de R$ 11,6 milhões. Já neste ano os números saltaram para R$ 32,4 milhões, o que inclui os contratos de manutenção de rios das três bacias hidrográficas e os específicos dos canais da Rocinha e do Jardim Maravilha, além de trabalhos, por contratos específicos, para grandes rios e canais da cidade, como Rio Grande, que já foi concluído; Canal de São Fernando, em conclusão; Rio Acari, Canal de Sernambetiba e Rio Morto e do Itá, que continuarão em execução no ano que vem.

Plano Verão 2022-2023 No âmbito do Plano Verão, a Fundação Rio-Águas executa 25 obras de infraestrutura na cidade, que contribuirão para reduzir alagamentos e eliminar pontos críticos de drenagem, das quais 15 já foram concluídas.

Das dez obras que estão em andamento, pode-se citar o primeiro pacote de obras de Jardim Maravilha, em Guaratiba; as intervenções na Comunidade do Rollas, em Santa Cruz; em Vila Ieda e na Avenida Paulo Afonso, em Campo Grande; e a retomada da canalização do Rio Tindiba.

Compartilhe

Notícias

29 de dezembro de 2022

29 de dezembro de 2022

29 de dezembro de 2022

29 de dezembro de 2022

29 de dezembro de 2022

Admin