A Prefeitura participou na segunda e terça-feira de agenda internacional com a União Europeia – Divulgação
A Prefeitura do Rio participou na segunda e terça-feira (21 e 22/11) de uma agenda internacional com a União Europeia, quando foi anunciada a criação do Comitê Plástico Circular Rio e apresentado um conjunto de soluções sustentáveis para a cadeia circular do plástico, com algumas propostas que já poderão ter desdobramentos no próximo verão.
A convite do Programa Plásticos Circulares das Américas (CPAP), da União Europeia, e apoio do município, uma delegação formada por representantes europeus de organizações públicas e privadas trouxe ao Rio modelos de ações e projetos sustentáveis que já funcionam em diferentes cidades da Dinamarca, Suíça, Suécia, França, Espanha e Portugal. A troca de experiências ocorreu durante o evento Oportunidades para uma Economia Circular de Plásticos no Brasil: Experiências e Soluções Europeias, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na segunda-feira (21/11).
– É uma ótima oportunidade para trocarmos conhecimento e aprendermos com esses agentes da União Europeia que nos trazem propostas alinhadas com os compromissos e as metas que a Prefeitura assumiu no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS) e no Plano Estratégico 2021-2024 – observou o subsecretário de Fazenda e Planejamento, Jean Caris, durante a abertura do evento.
Nesta terça-feira, (22/11) foi a vez de um workshop para a apresentação de soluções de economia circular, com a participação de representantes de secretarias municipais, Comlurb, institutos de pesquisas, organizações do setor e iniciativa privada.
– Estamos com entidades europeias de diferentes elos da cadeia de valor do plástico para conhecermos o que há em termos quantitativos, quais são as iniciativas que já estão sendo desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro para fomentarmos a colaboração, integrando todos os parceiros possíveis. Só assim, com todos juntos, é que vamos conseguir avançar nesta agenda tão importante para a cidade – afirmou a pesquisadora portuguesa Luísa Magalhães.
A coordenadora do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), Tathiana Colturato, falou sobre a importância da agenda para a cidade e destacou a parceria com o município.
– A criação do Comitê Plástico Circular Rio é um marco na relação da União Europeia com o Rio porque possibilita essa articulação intersetorial para nós construirmos as ações do próximo ano. O CPAP tem o objetivo de apoiar soluções concretas, engajando atores do setor público e privado para validarmos inciativas que sejam replicáveis em maior escala.
Comitê Plásticos Circulares Rio
O comitê é formado pelas secretarias de Fazenda e Planejamento, Meio Ambiente, Ação Comunitária e a Comlurb. A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional entre o governo municipal e a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos plásticos no município. Com a criação do novo comitê municipal, a Prefeitura dará mais um passo no avanço da agenda de sustentabilidade da cidade. A meta é desenvolver ações de orientação e suporte para a produção e o consumo sustentáveis de diferentes tipos de plástico.
Programa Plásticos Circulares nas Américas
O Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) está conduzindo o Processo de Inovação para a Circularidade do Plástico, que busca identificar as ações necessárias para a promoção da circularidade na cadeia de valor do plástico e engajar diferentes atores do cenário nacional para a implementação de iniciativas concretas a serem apoiadas pelo programa e, também, por parceiros europeus.
Compartilhe
Notícias
22 de novembro de 2022
22 de novembro de 2022
22 de novembro de 2022
22 de novembro de 2022
22 de novembro de 2022