IFSP participa da segunda safra do vinho agroecológico de São Roque
Durante o evento foram apresentadas a produção desenvolvida no câmpus São Roque
Aconteceu no último dia (29) o evento São Roque Agroecológico, com a apresentação dos vinhos agroecológicos produzidos a partir da segunda safra de uma pesquisa realizada em parceria entre o IFSP, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o Sindusvinho e a Prefeitura Municipal de São Roque.
Os estudantes, docentes e técnicos administrativos do curso de Tecnologia em Enologia e Viticultura participaram desde o cultivo das uvas, passando pela colheita, preparo e produção dos vinhos.
O vinho branco foi apresentado pelo professor Willian Triches e na sequência, foram apresentados os vinhos Rosé e Bordô, pelo docente Fábio Lenk, que também coordena o projeto de Indicação Geográfica do Vinho de São Roque. Segundo o professor Fábio, o projeto destaca-se ao unir a tradição dos vinhateiros de São Roque com inovação e pesquisa científica aplicada. Os resultados vão desde o incremento da produção e adaptação de novas variedades de uvas, quanto a consolidação da qualidade dos vinhos do município. Fatos que consolidam a notoriedade de São Roque como a “Terra do Vinho” paulista.
Nesta safra, a novidade ficou por conta da produção do espumante, produzido a partir de uma cultiva desenvolvida pela APTA na própria cidade. De acordo com a professora Maritê Dal´Osto a ideia de se elaborar o espumante era ter uma opção de produto com alto valor agregado e que pudesse ser um diferencial para a região. “Nosso espumante foi elaborado por meio do método tradicional, ou seja, a segunda fermentação é feita na garrafa e o tempo de autólise foi de seis meses”, revela.
Todo esse processo, que demorou mais de um ano, foi acompanhado pelos estudantes nas aulas de Práticas Enológicas I e II. O resultado final foi um produto com cor amarelo palha e tonalidade esverdeado, perlage fino e persistente que apresenta aromas de frutas cítricas, um leve floral de jasmim e notas microbiológicas e de panificação próprias do estilo de produto. Em boca, apresenta uma acidez marcante destacando o frescor. Um vinho que combina muito bem com o clima e o humor do brasileiro já que todo espumante nos remete a festa, brinde e comemoração.
Para Frank Vianna, diretor do Câmpus São Roque, a unidade tem interesse em se tornar uma referência para a viticultura e enologia paulista, e com o apoio da Reitoria, está buscando recursos para instalar um centro de pesquisa na área.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo prefeito de São Roque, Guto Issa, pelo representante da APTA, Sebastião Tivelli, pelo representante do Sindusvinho, Alex de Moraes, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa Pós-Graduação do IFSP, Adalton Ozaki, representando o Reitor Silmário Batista dos Santos.