Encontro entre instituições de ensino e INPI promove parcerias em inovação
1º encontro da Rede Anires aconteceu no CEFET/RJ
Na última quinta-feira (25), o IFSP esteve presente na abertura do primeiro encontro da Rede Anires (Arranjo de Agências e Núcleos de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo). Sediada no CEFET/RJ, a iniciativa reuniu representantes do IFSP, IFRJ, IFF, CEFET/RJ e IFES com o objetivo de promover a troca de informações e experiências na área.
No dia 26 de maio, os integrantes do Arranjo Anires se reuniram com representantes e com o presidente interino do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Júlio César Moreira, para discussão da formalização de um acordo de cooperação para implantar um Programa Piloto em Propriedade intelectual e projetos de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com o Programa PI nas Escolas.
A representante do IFSP no Arranjo Anires, Ana Paula Damasceno de Brito, destaca a importância da participação no Arranjo e da realização das parcerias. Segundo ela, o Arranjo foi constituído para otimizar as respostas às demandas que surgem nos Núcleos e Agências de Inovação, que neste momento precisam de ações para minimizar os gargalos que as instituições ainda não conseguem resolver. “Nesse sentido, tem sido muito enriquecedora a experiência de trocar informações com os colegas do Arranjo, o que possibilitou a discussão com parceiros importantes como o INPI. Com as ações desenhadas nesse encontro, os parceiros poderão ampliar a disseminação da cultura da inovação nas instituições e resolver questões importantes para a Rede, como a transferência das tecnologias que estão nos nossos portfólios”, contou.
O Arranjo Anires compõe as cinco instituições da Rede Federal mencionadas, que fazem parte de um projeto elaborado e aprovado no âmbito do Edital nº 076/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que visa ao fortalecimento de núcleos e agências de inovação das instituições da Rede Federal. O IFSP participa com uma bolsista e integrantes da Inova no desenvolvimento de conteúdos para tornar a temática da propriedade intelectual mais atrativa para nossas comunidades.
Da esquerda para direita: Patrícia Trotte (INPI), Zenaide Ribeiro (CEFET/RJ), Aline Beatriz Mucellini (IFES), Cláudia Barucke (CEFET/RJ), Wagner Bretas (IFF), Júlio César Moreira (Presidente interino do INPI), Patrícia Ferreira (IFRJ), Ana Paula Brito (IFSP) e Celso Lage (INPI).