Câmpus Boituva lança sonda estratosférica Sairus
O projeto foi fomentado por meio do Edital nº 100/2022
Na manhã de hoje (4), o Câmpus Boituva lançou a sonda estratosférica Sairus, que atingiu 30 mil metros de altitude. A iniciativa faz parte do projeto “Plataforma Multi Missão Educacional para lançamento de Balões Estratosféricos”, contemplado no Edital nº 100/2022 — Produtos Educacionais, coordenado pelo professor Mario Pin e auxiliado pelo estudante Lucas Miranda, do curso de Engenharia de Produção.
O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de um equipamento de medição de várias grandezas, como altitude, temperatura do módulo fotovoltaico, pressão atmosférica e temperatura ambiente, sendo lançado com um balão. Ao atingir a estratosfera, a sonda desce, com apoio de um paraquedas, e é resgatada. Os dados são monitorados por transmissão de rádio, e ficarão disponíveis para a comunidade acadêmica.
A plataforma desenvolvida possui sistema de rastreamento, comunicações, telemetria, armazenamento de dados e fornecimento de energia. Nessa missão, foram embarcadas duas câmeras, sistemas para o fornecimento de energia, controle térmico, telemetria e rastreamento. A plataforma transmite ainda os dados captados na altitude por uma antena de radiofrequência, recebidos e acompanhados no laboratório do câmpus por meio de um dashboard.
A sonda é composta por uma caixa que acomoda em seu interior as antenas do rádio e GPS, sensor de temperatura, painel solar que fornece energia durante o voo, rádio transmissor, diversos sensores e cartão de memória.
O edital que contemplou o projeto busca apoiar o desenvolvimento de produtos educacionais, com fomento para aquisição de itens de custeio ou capital e seleção de um bolsista de iniciação científica. A ação foi fomentada pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) e de Ensino (PRE), e pela Agência de Inovação do IFSP (Inova).
Com o protótipo desenvolvido, a próxima etapa será verificar possíveis interessados em replicar o projeto educacional.
.