Comlurb recolhe 325,7 toneladas de resíduos nas praias da cidade no fim de semana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, trabalhando em até três períodos – Divulgação

A Comlurb recolheu 325,7 toneladas de resíduos das praias neste fim de semana (11/2 e 12/2), sendo: 122,2 toneladas das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes; 86,8 toneladas das praias da Zona Sul; 67,8 toneladas das praias da Ilha do Governador; 38,4 toneladas do Piscinão de Ramos; 8,6 toneladas em Paquetá; e 1,9 tonelada em Barra de Guaratiba. As equipes fizeram a manutenção da limpeza por 24 horas, durante os três dias, e todas as praias amanheceram totalmente limpas nesta segunda-feira (13/2). No último fim de semana (4/2 e 5/2), a Companhia coletou 380 toneladas de resíduos nas praias da cidade.

A Comlurb reitera o apelo para que os frequentadores das praias cariocas façam o descarte de seus resíduos de forma ordenada, nos contêineres colocados em toda a orla da cidade, que conta hoje com 2.500 recipientes plásticos de 240 litros, fora as caixas metálicas de grande capacidade, colocadas estrategicamente em alguns pontos. A Companhia fez um planejamento de posicionamento dos contêineres para garantir que os pontos da orla com maior frequência de público recebam a maior quantidade de peças.

A Comlurb iniciou no dia 18 de janeiro, na Pedra do Leme, a ação de conscientização anual do projeto Praia Limpa, que intensifica a limpeza com efetivo maior e até três turnos de trabalho. A campanha de orientação dos banhistas quanto ao descarte correto de lixo é feita pelo grupo Chegando de Surpresa, formado por garis que usam a música e a dança nas ações de conscientização, acompanhado de Renato Sorriso. As ações de conscientização já passaram por Ipanema, Arpoador, Copacabana, Flamengo, Leblon, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, praias da Bica e da Engenhoca, na Ilha do Governador, e Piscinão de Ramos.

A Comlurb realiza um trabalho de excelência em todos os 56 quilômetros de praias da cidade. O reforço do verão com o Praia Limpa mobiliza 600 garis por dia, trabalhando em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas. Atualmente, o serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, fazendo sua higienização e contribuindo para reduzir ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção de microorganismos, retira resíduos de menor tamanho. Há seis anos que o equipamento não era usado na limpeza das praias. Com a aquisição deles, a Companhia volta a ter o padrão de limpeza de praias que existia até 2016.

Compartilhe

Notícias

13 de fevereiro de 2023

13 de fevereiro de 2023

13 de fevereiro de 2023

13 de fevereiro de 2023

13 de fevereiro de 2023

Admin