A Escola Daniel Piza – Divulgação
A Escola Municipal Daniel Piza, na Pavuna, é semifinalista da primeira edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição do Brasil em empreendedorismo em escolas, organizado pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro, com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. São 515 semifinalistas, dos quais 427 estudantes e 88 educadores, autores de 100 projetos selecionados, de 18 estados brasileiros. A final irá acontecer entre os dias 20 e 25 de março, no Bossa Summit e na Faculdade Sebrae, em São Paulo. As seis equipes vencedoras ganharão uma viagem neste ano para Madrid, na Espanha, em um tour de 10 dias por centros de inovação.
– O grande incentivo foi a possibilidade da viagem e de poderem apresentar sua ideia ao mundo. Inscrevo a Escola Daniel Piza em todos os projetos que tragam benefícios aos alunos. Oportunidades como essa abrem a perspectiva de vida desses jovens e mostram a função social da educação – comemora a professora Ana Paula Cavadas Rodrigues.
– A mobilização dos jovens em busca de soluções para os problemas de suas realidades forma cidadãos antenados e com grande capacidade de transformação local. O aplicativo de reciclagem de lixo desenvolvido por eles tem total viabilidade para ser utilizado como importante ferramenta – acrescenta o secretário Alexandre Arraes.
O Desafio Liga Jovem contou com a participação direta de 5 mil estudantes, de 14 a 21 anos, do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio, matriculados em 522 escolas, vindos de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Eles participaram de uma trilha de aprendizado, com oficinas e mentorias, desafiados a criar uma solução empreendedora para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade, com o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras.
Os 616 projetos foram selecionados por 12 especialistas em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Educação, Prestação de Serviços, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde Mental são os temas mais frequentes dos projetos semifinalistas.
Para a analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Elaine Novetti, o perfil dos semifinalistas indica que o Desafio Liga Jovem atingiu o seu grande objetivo de alcançar escolas das mais diversas regiões do Brasil:
– O Desafio Liga Jovem atingiu seu objetivo – celebra o presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz, acrescentand0: – Termos 75% dos projetos semifinalistas vindo de cidades do interior mostra o sucesso de toda a estratégia e estrutura da competição, criadas para promover uma grande mobilização com o propósito de pulverizar equipes, unindo jovens vindos das localidades mais remotas do Brasil aos estudantes dos grandes centros urbanos tanto para o programa quanto para a experiência presencial no Bossa Summit.
Com 43%, a Região Sudeste está no topo do ranking dos semifinalistas. Logo atrás vem a Região Nordeste, com 42% dos grupos selecionados, 10% da Região Sul, 3% da Região Norte e 2% da Região Centro-Oeste. Viagem, hospedagem e alimentação serão custeados pelo Sebrae. Além de participarem da final, os semifinalistas ganharão um tour por centros tecnológicos da maior cidade do país. Os selecionados podem ser conferidos .
Compartilhe
Notícias
17 de janeiro de 2023
17 de janeiro de 2023
17 de janeiro de 2023
17 de janeiro de 2023
17 de janeiro de 2023