Redação
Ciência e Saúde » redacao
Risco de câncer de mama cresce com apenas uma dose de bebida alcoólica por dia
Revisão 119 estudos, somando dados de 12 milhões de mulheres e 260 mil casos da câncer de mama.
Publicada em 23/05/2017, 16h42

Um copo de vinho todos os dias, ou de qualquer outra bebida com mais de 10 gramas de álcool, aumenta o risco de ter câncer de mama pré e pós-menopausa em 5% e 9%, respectivamente, de acordo com relatório do Instituto Americano para Pesquisas do Câncer (AICR) e do Fundo Mundial de Pesquisas do Câncer (WCRF).

A revisão informou que o exercício de alta intensidade, como correr ou andar de bicicleta com uma velocidade alta, diminui o risco do câncer de mama pré-menopausa em 17% e em 10% no pós.

"Com este relatório abrangente e atualizado, a evidência é clara: ter um estilo de vida fisicamente ativo, manter um peso saudável e limitar o álcool são passos que as mulheres devem tomar para reduzir o risco do câncer", disse Anne McTiernan, autora principal do relatório.

O texto analisou 119 estudos, somando dados de 12 milhões de mulheres e 260 mil casos da câncer de mama. Veja outros fatores apontados pelo levantamento como risco para o câncer de mama:

 

  • Estar acima do peso aumenta o risco de ter câncer de mama pós-menopausa, tipo mais comum
  • Mães que amamentaram têm menos risco de contrair o tumor no seio
  • Maior ganho de peso durante a vida adulta aumenta a chance de câncer

 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com mais de 252 mil casos por ano. O instituto americano afirma que um em cada três casos poderiam ser evitados com limitação do uso de álcool, atividades físicas e peso saudável.

 

Fonte: G1

Comentários
Publicidade
Mais lidas de Ciência e Saúde
Newsletter
Receba nossas novidades por e-mail