Redação
Esporte » redacao
Fotógrafo Thiago Facina lança livro sobre os torcedores da Rio 2016
O projeto foi realizado junto com seus alunos.
29/11/2016, 13h42- Atualizado em 29/11/2016, 14h03
Thiago Facina vai lançar, no dia 6 de dezembro, na Livraria Cultura, o livro ‘Torcedores’, no qual reproduz registros feitos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro. As fotos foram feitas por Thiago e alguns de seus alunos que se espalharam pela cidade para captar toda a emoção que vibrava em torno das atividades olímpicas. Assim, torcedores de várias nacionalidades chegando às arenas, outros de olhos vidrados nas quadras e veias saltadas no pescoço, trabalhadores formais e informais que circulavam entre convidados e atletas, famílias que assistiram aos jogos pela televisão, festas, música, descontração, euforia e desolação serviram de inspiração para Thiago e seus alunos.
 
Por não gostar de esportes, Thiago virou suas lentes para a plateia. E descobriu ali um material riquíssimo – seus modelos, tão concentrados nas competições, se mostram completamente desarmados e vulneráveis nas fotos. São personagens entregues às suas próprias emoções. Sem filtros.
 
A ideia do livro surgiu durante os jogos Pan-Americanos de 2007, com o fotógrafo sentado nas arquibancadas e vendo mais interesse nos torcedores que nos jogadores. Thiago percebeu ali que havia algo muito especial acontecendo e que merecia um registro: “A mim interessavam os gritos, as expressões de raiva, felicidade, frustração, tristeza, catarse. Rapidamente dividi o público em dois: uns são apenas plateia, outros são torcedores. Pretendem interferir diretamente no placar vaiando o adversário, empurrando seus ídolos aos berros, fornecendo um gole de água através de seus aplausos. Nos seus olhos eu vejo admiração.”
 
O projeto demorou quase dez anos para sair do papel e a oportunidade surgiu justamente durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. E veio acompanhado de oficinas com estudantes. Esses alunos saíram em campo para exercitar seus olhares. Seus registros fotográficos ficaram tão bons que assinam, pois, a coautoria do livro ao lado do mestre.
 
A Oficina
 
Vinte e quatro jovens do ensino médio da rede pública de ensino foram selecionados para participar da oficina com duração de 2 meses de aulas (junho e julho de 2016) e 2 meses de vivência de campo (agosto e setembro) e carga horária total de 60 horas. Ao longo desse período, foram trabalhados aspectos teóricos (história da fotografia e da arte, antropologia da imagem, entre outros) e práticos voltados para o ‘olhar fotográfico’. Durante as olimpíadas e paralimpíadas esses jovens foram a campo juntamente com o fotógrafo Thiago Facina para exercitar tudo que foi trabalhado em sala de aula. Além disso, foram estimulados a registrarem as torcidas em seus próprios campos de atuação (casa, vizinhança, escola etc) de modo a exercerem o aprendizado também em suas localidades. Foi montado um estúdio exclusivo para o período da oficina e foi fornecido transporte (riocard) e lanche (no estúdio) para os jovens. As melhores fotos em campo foram selecionadas para compor o livro.
 
 
“Torcedores” tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com apresentação de Martin Curi, doutor em Antropologia pela UFF, que faz uma análise bastante apaixonada do comportamento das torcidas ao redor do Mundo partindo do incidente com o atleta francês Renaud Lavillenie. Diz ele, em um dos trechos: “Considerando as múltiplas formas de torcer só pode haver a conclusão que não existe uma forma universalmente correta de torcer. Mas há uma disputa de tentar definir qual seria a forma correta em cada contexto cultural. Muitas vezes estas disputas tem uma argumentação moral em tentar rotular o outro como mal educado e, portanto, inferior”.
 
Além de estar à venda nas melhores livrarias do país, o livro estará disponível também no site da editora Arte e Ensaio.
 
Serviço:
 
Lançamento do livro de fotografias ‘Torcedores’
Autores: Thiago Facina e alunos
Local: Livraria Cultura – Rua Senador Dantas, 45 – Centro - RJ
Data: 06/12/2016
Hora: 17h00
Preço: R$ 60,00
 
 
Fonte: Divulgação
Comentários
Publicidade
Mais lidas de Esporte
Newsletter
Receba nossas novidades por e-mail