Redação
Viagem e Turismo » TatilaNascimento
Governo Municipal e Sebrae investem na capacitação do setor de Turismo em Três Rios
Em um mês foram capacitadas 255 pessoas.
25/07/2013, 12h49- Atualizado em 25/07/2013, 13h03
Só no mês de junho, na área de Turismo e Gastronomia, foram realizados dez eventos (Divulgação)

 O Governo Municipal em parceria com o Sebrae oferece gratuitamente capacitação para o setor de Turismo, incluindo a área de hotelaria, gastronomia e economia criativa, com o objetivo de qualificar a mão de obra local para atender melhor aos turistas que frequentam a cidade.

Essa capacitação é feita através do programa Capacitatur, que foi lançado no dia 13 de junho em solenidade realizada no Caer com a presença do prefeito Vinicius Farah, do secretário de Cultura e Turismo, Marcos Pinho e do Coordenador Regional do Sebrae, Jorge Pinho.

O Capacitatur foi criado com o objetivo de qualificar as micro e pequenas empresas de Três Rios para que as mesmas possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado em constante crescimento no município. Além das empresas, qualquer pessoa interessada na capacitação pode se inscrever também.

“O Capacitatur é um importante aliado do município no que diz respeito à qualificação no atendimento ao turista. Nossa cidade recebe cada vez mais pessoas de diversos lugares em grandes eventos como nossos Festivais Culturais, Carnaval e Expo Fest. Temos ainda disponíveis cerca de 2 mil vagas em cursos de diversas áreas específicas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Sebrae”, explicou o secretário de Cultura, Marcos Pinho.

Só no mês de junho, na área de Turismo e Gastronomia, foram realizados dez eventos, atendendo 101 pessoas, sendo 13 empresas, 12 restaurantes e um hotel. Para Gastronomia, por exemplo, já foram oferecidas as oficinas “Atendimento a clientes de Bares e Restaurantes – Administração de Conflitos”, “Atendimento ao cliente – como manter a equipe motivada” e “Programa de Clínicas Tecnológicas para Festival Gastronômico”.  Para Turismo foi oferecida a oficina de “Sensibilização para o turismo voltada para a comunidade trirriense” e o curso “Qualidade Total para meios de hospedagem”. A expectativa é que sejam trabalhados 80 restaurantes e 18 hotéis e pousadas.

No setor de Economia Criativa e Artesanato foram sete eventos, tendo 154 pessoas atendidas, sendo 50 empresas entre ME E MEI. Nessa sexta-feira, será oferecido mais um curso na área de artesanato: o “Design Bordado a Mão”.

“Com o momento de crescimento de Três Rios fica cada vez mais importante que tenhamos atenção com o setor turístico. Todos os anos milhares de pessoas visitam nossa cidade, tanto para conhecer as atrações naturais como o encontro dos três rios, como para os grandes eventos culturais promovidos pelo governo como o carnaval, a Três Rios Expo Fest e os Festivais de Cultura, Teatro, Gastronomia e Dança. É importante que nossa cidade esteja preparada para receber esses turistas e por isso em parceria com o Sebrae estamos promovendo o programa CapacitaTur que traz diversos cursos e oficinas que vão qualificar as pessoas para que possam ainda entrar nesse mercado de trabalho, gerando mais renda e movimentando a economia do município” – declarou o prefeito Vinicius Farah.

Com informações da assessoria
 

Comentários
Publicidade
Mais lidas de Viagem e Turismo
Newsletter
Receba nossas novidades por e-mail