Redação
Especial On » FredNogueira
“Objetivo é renovar ideias”, diz presidente do PTB Jovem de Três Rios
Mateus Sodré acredita que a iniciação política ainda na juventude contribui com a formação de melhores políticos e eleitores.
27/04/2013, 14h30- Atualizado em 20/09/2017, 11h26
Mateus Sodré, 22 anos, presidente do PTB Jovem de Três Rios (Arte sobre foto de arquivo pessoal)

Na próxima segunda-feira (29) acontece a solenidade de fundação do PTB Jovem de Três Rios, no Independência Clube, às 19h. A Revista On conversou com Mateus Sodré, de 22 anos, que será empossado no cargo de presidente do grupo na mesma cerimônia. Ele fala sobre a importância da participação da juventude na política e como pretende contribuir com o futuro da política local.

Como começou sua ligação com a política?
Minha família sempre foi muito politizada, envolvida em campanhas e com a cultura de criar os filhos falando a respeito e ensinando política.

E com o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro)?
Um tio, professor de português, Delfino, foi vereador pelo PTB e sempre teve muito contato com o prefeito Raleigh Ramalho, que sempre me serviu de exemplo, afinal, chefiou o executivo de nossa cidade em um momento em que o governador não dava tanto apoio como nos dias de hoje e recebeu um mandato um tanto desfavorável, mas mesmo assim conseguiu ser um grande prefeito.

Por que fundar a ala jovem do partido na cidade? Há quanto tempo o partido se prepara para este momento?
O objetivo desta fundação é aprimorar a realidade política de nossa cidade, fazendo com que, a partir dos jovens, sejam formados políticos atualizados e capacitados para ocuparem cargos públicos, representando nosso povo de forma digna. O PTB municipal tem se preparado a pouco mais de seis meses para constituir uma ala jovem bem alicerçada, para isto precisamos nos concentrar no período eleitoral antes de tudo, onde logramos êxito alcançando duas cadeiras no poder legislativo, para agora sim conseguirmos fundar uma ala jovem com apoio de um partido mais sólido.

Quais são os objetivos da juventude dentro de um partido? Como contribuem?
O objetivo da juventude no partido é simplesmente completá-lo, ou seja, trazer jovialidade, renovação de ideias e aprendizado, uma vez que, nos dias de hoje todos compreendem bem que aprendizado é uma troca. Sim, antigos companheiros de partido aprendem com os jovens e jovens com os antigos.

Por que a participação dos jovens na política é importante? E como a criação do PTB Jovem local [ou de um grupo jovem de outro partido] contribui para esta participação e para mudanças na sociedade?
Qual a base dos países desenvolvidos? Educação, o aprendizado. Quanto antes nos empenharmos na política, mais desenvolvidos politicamente seremos, então, melhores políticos e melhores eleitores. O fundamental para o partido sobreviver, com tantos outros partidos já existentes, é fazer como o planeta, estar em constante transformação. É como uma empresa: avaliamos o que falta e colocamos. Falta criatividade, força e mobilizações em todos os partidos, os jovens podem contribuir muito com isso.

A maior parte dos jovens está afastada desta ligação direta com a política. Por que isso acontece? E como reverter a situação?
A psicologia nos mostra que nossa atual juventude está inserida numa geração denominada “Y”, e os estudos classificadores desta geração mostram que os jovens atuais optam mais por fazerem o que gostam, ou seja, a realidade dos partidos políticos não é muito atrativa não é mesmo? Mas como mudar isto? Convidando jovens para integrarem o partido e transformarem esta realidade em algo atrativo à nossa geração.

Já houve no Brasil e ainda há em alguns lugares do mundo diferenças muito grandes entre ideais partidários. Hoje, essa diferença não é tão grande no país e vemos a diferença entre os ideais de políticos, não entre seus partidos. Você observa isso? Desta forma, por que ainda é interessante que a população escolha um partido para participar?
Há alguns partidos que não perdem seu idealismo por conta de sua história. O PTB, por exemplo, não perde seu ideal graças ao seu fundador, Getúlio Vargas, que gravou em nossa história a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a criação da Carteira de Trabalho, transformação da Constituição, entre muitas outras coisas, então, não é possível perder o foco idealista graças a estes grandes feitos. É essencial estar presente em um partido por diversos motivos, entre eles, acredito que o mais importante, seja estar mais próximo do seu candidato lutando para que o mesmo seja eleito e lhe represente de forma mais direta, defendendo seus interesses partidários e de certa forma seus interesses pessoais; afinal, todos dizem que devemos a todo tempo pensar na coletividade, mas dê oportunidade e veja se o dono deste discurso não defenderá seu próprio interesse.

Na última eleição municipal você acompanhou de perto a campanha de uma candidata ao legislativo municipal. Como foi a experiência e qual foi o aprendizado?
A caminhada foi árdua e conseguimos lograr êxito, afinal, elegemos dois representantes no legislativo. Aprendi na pratica algo que apenas havia ouvido falar, não se chega a lugar algum sozinho; digo isso por observar todos os candidatos de nosso partido, cada um faria muita falta se não estivesse presente, foi a união do partido que nos fez vencer o poder. Talvez, eu tenha encontrado o resultado de união, poder coletivo; é disso que estamos disfrutando após termos conseguido eleger dois vereadores, estamos nos sentindo mais representados.

Com a fundação do PTB Jovem, você é o primeiro presidente. Como foi escolhido e quantos membros o grupo já tem?
Fui escolhido pelo presidente municipal, Clecinho, e contamos com 30 componentes.

Quais seus objetivos à frente do PTB Jovem? Como pretende contribuir com a política local? E a fundação neste momento já prevê uma candidatura de um ou mais membros do grupo nas próximas eleições?
Nosso objetivo é fortalecer o partido hoje, para influenciarmos a política local, quem sabe com um possível candidato na próxima eleição municipal. No momento estamos nos preocupando com a eleição estadual e nosso objetivo é conscientizar as pessoas quanto à importância de elegermos alguém de nossa região, alguém que conhecemos.

Comentários
Publicidade
Newsletter
Receba nossas novidades por e-mail